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Obras comentadas

CIRILLO, S. & DI BLASIO, P. (1997). Niños maltratados: Diagnóstico y terapia familiar. 2 ed., Barcelona: Ediciones Paidós. Edição original, 1989 (trad. Nélida Bellani & Claudia I. Torquati).
Partindo da sua experiencia como terapeutas familiares, nomeadamente no contexto do Centro de ayuda al niño maltratado y a la família en crisis (CAF), os autores reflectem sobre o(s) significado(s) da violência que ocorre dentro do sistema familiar, clarificando aqueles que consideram como sendo os jogos típicos das famílias que maltratam. Neste seu livro, e essa é uma das razões pelas quais ele se constitui como uma tão importante proposta de reflexão, os autores discutem a possibilidade de intervenção terapêutica em contextos de coação e apresentam um modelo de actuação que visa avaliar o potencial de mudança das famílias maltratantes. Num processo claramente co-evolutivo, técnicos e família são colocados perante a questão: poderá esta família mudar de forma a poder voltar a cuidar da(s) sua(s) criança(s), entretanto institucionalizada(s)? O processo de avaliação é, simultaneamente, um processo de intervenção, findo o qual, e com o conhecimento da família, os técnicos informam o tribunal se há, ou não, condições para que a criança volte para casa. Profundamente ilustrado com diversas vinhetas clínicas, torna-se um livro de fácil leitura, ainda que nos obrigue a visões complexas de uma realidade que não é, de modo nenhum, linear
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COSTA, Maria Emília; DUARTE, Cidália, Violência familiar, (2000) Ambar, Porto.
As autoras começam por definir vários conceitos associados à violência familiar, abordando em seguida questões relacionadas com a investigação/ compreensão desta problemática. O terceiro, e último, capítulo do livro, apresenta uma reflexão acerca da(s) intervenção/estratégias a adoptar, perante as situações de violência/mau trato familiar. Apesar da complexidade da problemática que aborda, é um livro de agradável leitura, que ajuda, entre outros aspectos, a "arrumar" conceitos, e introduz questões interessantes na definição de estratégias de intervenção.

 

MATOS, M. & GONÇALVES, M. (2000). Narrativas da violência conjugal: Um estudo sobre os processos de construção da identidade da mulher. Braga: Centro de Estudos em Educação e Psicologia (IEP), Universidade do Minho.
Resultante de um estudo exploratório sobre os processos de construção da identidade da mulher maltratada no contexto da conjugalidade, este trabalho confronta-nos com aspectos importantes das suas narrativas que, em boa parte, nos permitem compreender algumas das suas dificuldades em sair da relação abusiva e nos facilitam o entendimento da paradoxalidade que, frequentemente, marca os seus comportamentos. Simultaneamente, esse conhecimento aponta-nos, ainda, pontos de abertura para essas mesmas narrativas e vias para a construção da mudança. Sinteticamente, podemos dizer que os autores mostram-nos que a internalização do problema, decorrente de determinados discursos externos (do maltratante e da própria comunidade) conduz a significações opressivas sobre a identidade da mulher (desqualificação), da situação conjugal e das alternativas para a sua resolução (discurso de irresolução). Os seus efeitos dominantes (p.e. medo, vergonha) levam à diminuição progressiva das capacidades da mulher (autoria da sua história pessoal, mudança) e o seu discurso de vitimação ajuda a reiterar o problema, dificultando a externalização do mesmo e, consequentemente, a sua transformação. O discurso de sobrevivência aos efeitos do problema (mais presente nas mulheres que saíram da relação abusiva) constrói-se a partir de narrativas centradas nos efeitos do mesmo, da desidentificação com o problema, da consolidação dos resultados únicos e de uma postura resistente face à narrativa cultural alargada. Dado que as audiências da mulher (técnicos, família, vizinhos, amigos) têm um papel decisivo na instalação e consolidação da mudança, não só porque podem ajudar a superar obstáculos e momentos de maior fragilização da mulher como porque permitem a validação social do discurso emergente de mudança, a sua postura e actuação revela-se fundamental.

 

ALARCÃO, M. (2002). (des)Equilíbrios familiares: Uma visão sistémica. 2ª ed., Coimbra: Quarteto Editora.
Podendo ser considerado como um manual sobre a sistémica, e sobre a visão que ela tem da família e do seu funcionamento, este livro divide-se em três grandes capítulos, precedidos por uma introdução que faz uma síntese sobre a evolução que a própria sistémica tem sofrido, partindo da pontuação dos conceitos fundamentais de cada um dos seus dois grandes períodos evolutivos - cibernética de 1ª ordem e cibernética de 2ª ordem. O 1º capítulo aborda a família como sistema, dando ênfase à aplicação de conceitos que, importados da Teoria Geral dos Sistemas, da Cibernética e das Teorias da Comunicação, se revelam fundamentais para a edificação e desenvolvimento do modelo sistémico. O 2º capítulo, dedicado ao desenvolvimento familiar, equaciona as diversas etapas (e respectivas tarefas) do ciclo vital da família nuclear tradicional assim como de outras variantes familiares. O 3º capítulo, depois de reflectir sobre a questão da formação do sintoma, debruça-se sobre quatro situações sintomáticas que procura, sistemicamente, compreender - as famílias com P.I. toxicodependente e com P.I. delinquente, a violência familiar e as famílias multiproblemáticas.

 

RELVAS, A. P. & ALARCÃO, M. (2002) (coord.). Novas formas de família. Coimbra: Quarteto Editora.
Embora não sendo novas na sua existência, as famílias reconstituídas, as famílias monoparentais, as famílias adoptivas e as de acolhimento assumem nos nossos dias uma expressão que nos faz olhá-las com novos olhos, procurando as suas especificidades e competências, em vez de as encararmos como amputações ou alternativas inevitáveis à família intacta ou nuclear tradicional. Dado o relativo desconhecimento que ainda hoje temos sobre diferentes modelos de família, as coordenadoras deste livro resolveram dar a conhecer os resultados de quatro investigações realizadas no âmbito do Curso de Mestrado em Família e Sistemas Sociais (do Instituto Superior Miguel Torga). Constituindo quatro capítulos diferentes, Fátima Tribuna e Ana Paula Relvas debruçam-se sobre o tema Famílias de acolhimento e vinculação na adolescência, Gabriela Mateus e Ana Paula Relvas abordam a problemática da Adopção e parentalidade, Maria Helena Silva e Ana Paula Relvas reflectem sobre Casal, casamento e união de facto e Carlota Pessoa Vaz e Ana Paula Relvas questionam-se sobre Monoparentalidade: Uma família à parte ou parte de uma família?. O livro inicia-se com um 1º capítulo, da autoria de Madalena Alarcão, onde se ilustram certas regularidades e singularidades do trabalho terapêutico com algumas destas famílias, e finaliza com um 6º capítulo, da autoria de Ana Paula Relvas, que problematiza a forma como o percurso da mulher, na família e na sociedade, se vem espelhando nas transformações do próprio sistema familiar.

 

CARL, D. (1993). Aider les couples de même sexe. Paris: ESF. Edição original, 1990 (trad. Brigitte Camdessus).
Começando por definir conceptualmente a população homossexual e por equacionar sumariamente algumas perspectivas etiológicas sobre a homossexualidade, o autor parte da sua prática terapêutica com casais homossexuais e com famílias reconstituídas (constituídas a partir da assumpção da homossexualidade de um dos elementos do sistema conjugal anterior) para referir as dificuldades habitualmente mais sentidas pelo progenitor homossexual e pelos seus filhos (na manutenção da relação pai-filhos), assim como pelo novo parceiro homossexual (não só no contexto da conjugalidade como no partilha da co-parentalidade). Equacionando estas dificuldades, o autor, com base em algumas vinhetas clínicas, reflecte sobre o trabalho terapêutico a desenvolver com este tipo de clientes. Finaliza este seu livro com dois capítulos sumariamente dedicados às problemáticas da sida, do alcoolismo, da toxicodependência e da violência doméstica.

 

CANHA, Jeni, Criança Maltratada (2000) Quarteto, Coimbra. Este livro resulta da tese de doutoramento da autora e é fruto da sua actividade, ao longo de vários anos, no acompanhamento de crianças vítimas de maus tratos diagnosticadas no Hospital Pediátrico de Coimbra. Trata-se de um trabalho de investigação clínica da violência sobre as crianças no ambiente familiar, partindo do princípio de que a criança não pertence nem ao estado nem aos pais, mas sim a si própria, ao cuidado dos pais ou de alguém que lhe garanta a protecção, tranquilidade, atenção e afecto, indispensáveis ao seu normal crescimento e desenvolvimento.

 

SANI, Ana Isabel, As Crianças e a Violência, (2002). Quarteto, Coimbra. Este trabalho de Ana Sani pretende reflectir a respeito das crianças e da pouca "voz" destas face a situações de vitimação criminal. Trata-se de crianças que ou tiveram algum tipo de contacto com o sistema judiciário ou estavam, na altura, a ser apoiadas por entidades ou instituições ligadas ao sistema. O trabalho divide-se em duas partes: a primeira aborda o fenómeno da vitimação criminal de crianças e a complexidade inerente à compreensão do impacto dessa experiência; a segunda parte inclui a investigação realizada pela autora com crianças vítimas, directas ou indirectas, de violência interpessoal.

 

GONÇALVES Rui Abrunhosa, MACHADO Carla (coords.), Violência e Vítimas de Crimes, Vol. 1 Adultos, (2002) Quarteto, Coimbra. Os autores pretendem, com estes dois livros, oferecer um guião organizado do actual estado do conhecimento e da intervenção com vítimas em Portugal. Colaboram nestes volumes vários especialistas de outras tantas instituições que, com orientações distintas e formações diversificadas, têm desenvolvido um trabalho consistente e cientificamente reconhecido na área da violência e da vitimação.

 

MAGALHÃES, Teresa, Maus Tratos em Crianças e Jovens, (2002) Quarteto, Coimbra. Trata-se de um guia que é um instrumento de trabalho para profissionais que quotidianamente trabalham nas situações de maus tratos em menores com as dificuldades inerentes à complexidade e à delicadeza desta questão. Com este livro poderão identificar melhor as diferentes situações com que se deparam e perceber mais aprofundadamente a lógica das intervenções das diferentes instâncias, podendo vir a adoptar as soluções mais adequadas aos casos com que lidam.

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